A partir da adaptação de um relato comprometido com a melhoria do ambiente humano e natural, realizaremos um álbum ilustrado participativamente. O objetivo é partilhar uma metodologia que permita a co-criação de um álbum ilustrado, para posterior adaptação às aulas o aos centros culturais.
Conteúdo: criação de livro infanto-juvenil, álbum ilustrado, ilustração narrativa, família de cores, relação entre palavra e imagem, acrílicos, texturas e frottage, collage, trabalho colectivo, da realização artesanal ao formato digital. O workshop será eminentemente prático e ilustrar-se-á um álbum colectivamente, que permita conhecer em detalhe os trabalhos que se devem realizar para tal fim: o texto ou a sua ausência, a estrutura e o planeamento, o formato, a sequência das acções, a ilustração e as técnicas, ambiente e personagens, o ritmo, a maquetação, o título, as capas, as guardas, … e a impressão digital ou em papel.
Objectivos:
- Experimentar o processo participativo na criação artística do álbum como meio para reforçar mensagens e valores.
- Reflectir sobre as experiências de trabalho comunitário.
- Visualizar o potencial da criação do trabalho em rede: inter-grupos, inter-idade, inter-
escolas, inter-agentes sociais, inter-culturas… - Potenciar a criatividade com trabalhos espontâneos e técnicas mistas.
- Experimentar o processo de criação de um álbum. Passar de leitor/a a criador/a de imagens.
- Comprometer os projectos artísticos literários com a melhoria do nosso ambiente humano e natural (através do quê e do como).
Quem: Nívola Uyá
Ilustradora e licenciada em Ciências Ambientais. Realiza murais, campanhas e workshops de ilustração e criatividade. Com um estilo mágico realista e uma paleta de cores luminosas, gosta de ilustrar um mundo melhor. Conta com uma dezena de álbuns ilustrados, que receberam diversos prémios internacionais, entre os quais, a medalha de prata Moonbeam para a Melhor Ilustradora 2013 e o International Latino Book Awards para o Melhor Álbum Ilustrado 2015.
A quem é dirigido
- Professores/as de educação infantil e primária.
- Mediadores/as em centros de arte e serviços culturais.
- Ilustradores/as e equipas artísticas de editoras.
Día do workshop
30 de Junho, 2017
Local do workshop
Tabakalera (sala de educação)
Idioma
Espanhol